Blog / Notícias

Três mil crianças já participaram do projeto O Trânsito e Eu

Projeto da Ecovia contribui para a Educação no Trânsito e atinge crianças de Curitiba e RMC

Respeito, atenção, paciência e cordialidade. Esses são os quatro comportamentos básicos que podem influenciar um trânsito mais seguro. É isso o que milhares de alunos das redes pública e privada de ensino fundamental, de Curitiba e região aprenderam nos últimos três anos, nas aulas teóricas e práticas que são ministradas no Centro de Cidadania Ecovia. Neste espaço voltado a convivência social, a concessionária Ecovia Caminho do Mar construiu uma Minipista Educativa de Trânsito, em São José dos Pinhais. Além de contribuir na formação dos futuros cidadãos, o trabalho educativo ajuda na formação de novos influenciadores, pois as crianças levam para casa o conteúdo prático que aprendem sobre segurança no trânsito e como ser um bom motorista.

Na Minipista da Ecovia, as crianças têm a oportunidade de dirigir um carro elétrico da Renault – parceira do projeto – passeando pelas vias urbanas de uma minicidade, vivenciando a prática do trânsito e interagindo com outros veículos, pedestres, cadeirantes, deficientes visuais e bicicletas. Mas antes de assumirem os volantes, os alunos recebem conhecimentos teóricos sobre legislação e sinalização de trânsito por meio de palestras com agentes da Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Trânsito da Polícia Miliar do Paraná ou das Guardas Municipais.

“Aprendi que temos que ter paciência no trânsito e que, mesmo como pedestre, posso fazer a diferença, caminhar com calma e respeitar as regras de trânsito, que são para todos”, explica Larissa Martins (10), da Escola Municipal Celestina Scolaro Foggiatto, de São José dos Pinhais, que visitou a Minipista da Ecovia no início desse ano. “Cobro minha mãe para olhar e agradecer aos motoristas que dão passagem para a gente atravessar as ruas e não ficar com o nariz empinado. Além disso, cobro minha prima para atravessarmos sempre na faixa de pedestres”, completa as dicas.

Em três anos do projeto, mais de 120 escolas já visitaram a Minipista da Ecovia. No primeiro ano, somente as instituições de ensino de São José dos Pinhais usavam a estrutura. Hoje, a Minipista já atende gratuitamente a outras escolas de Curitiba, Quatro Barras e Campina Grande do Sul.

“O que ensinamos no projeto da minipista é para o presente e não apenas para o futuro dessas crianças. Todos os conteúdos, teóricos e práticos, visam a segurança no trânsito como um todo. Eles ainda não são motoristas, mas serão sempre pedestres no trânsito e precisam também saber se comportar e a exercitar a tolerância e a solidariedade, como forma de respeitar o próximo e valorizar a vida”, destaca a pedagoga Silvane Ferraz, coordenadora da parceria entre o Departamento Municipal de Trânsito de São José dos Pinhais e a Ecovia.

Podem usar a Minipista da Ecovia todas as escolas que já aplicam um programa de educação transversal sobre o trânsito, abordando o tema em sala de aula, em diferentes disciplinas. Com isso, a vivência prática ganha maior valor e eficiência na formação cidadã dos alunos.

“Mais que uma contrapartida relevante para os municípios da nossa área de influência, esse projeto contribui para dois dos principais pilares do Grupo Ecorodovias: que são a segurança viária e a mobilidade. Todos ganham com a Minipista, especialmente os usuários das nossas rodovias”, enfatiza o diretor superintendente da Ecovia, Evandro Vianna.

Categoria: Ecovia. Compartilhe: permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>